Meu exercício com a clínica se realiza de três formas, como descritas abaixo. Em todas elas, ofereço o acompanhamento de processos que se realizam a partir de conversas, isso de produzir versos juntos. É mesmo sobre poesia, essa prática de dar forma e sentido ao que ainda não existe. Prática, aliás, que não é exclusiva a quem se apresenta como poeta ou artista, mas uma necessidade de toda vida humana. Ofereço companhia a quem deseja realizar um processo que nada promete acumular ou render, nem mesmo conhecimento ou experiência, pois é menos sobre aquisição e mais sobre criação, descoberta e invenção. Criar-se, descobrir-se, inventar-se. É sobre movimento e pausa, ação e contemplação. Sobre reconhecer satisfações e sustentar vazios. Sobre sentir-se participando da teia diversa e plural da Vida e perceber-se radicalmente singular. Sobre sentir-se integrado e confiar que é também sozinho.
Análise pessoal
Processo individual apoiado na teoria e prática psicanalíticas, realizado remotamente em sessões periódicas e regulares por qualquer pessoa interessada em cuidar de si. Minha relação com as artes e a formação em psicanálise, aliadas indispensáveis da minha sensibilidade, colaboram para uma escuta atenta ao sujeito além da palavra enunciada, uma escuta interessada nos desejos que buscam expressão, que encoraja à invenção de si, que reconhece e produz a própria singularidade entrelaçada com o mundo.
Procesos artísticos
Acompanhamento de artistas em encontros remotos semanais, com foco no processo de experimentação com as artes. Espaço dedicado a cuidar dos dilemas formais e discursivos, a aprofundar questões enfrentadas nos projetos e a ampliar a compreensão sobre a produção e a circulação do próprio trabalho. Como todo processo de criação pressupõe alguém que cria, no processo de acompanhamento também cuida-se de conflitos de ordem pessoal.
Encontros de Emergência
Processo em grupos de até 4 pessoas, realizado em encontros remotos semanais. Destinado a qualquer pessoa, incluindo artistas, os encontros são um espaço seguro, de cuidado mútuo, que possibilita emergir, trazer à tona, aparecer, expressar e escutar o que é necessário – da angústia ao desejo – para reconhecer e dar movimento às experiências de criação de quem participa, tanto a criação de si, vivida por todes cotidianamente, quanto a criação em processos de experimentação com as artes. O acompanhamento é fundamentado em minha experiência e estudos com as artes e com a psicanálise e também em práticas de mediação e facilitação.
Se você tem interesse em algum dos processos de acompanhamento descritos acima, deixe uma mensagem abaixo ou entre em contato através dos canais que se encontram no rodapé da página.